Informática Educativa

Escola do futuro
Por Pedro R. Satiro

Como será a escola no futuro?
Há alguns anos atrás, essa pergunta iria render n respostas (a maioria delas “viajadas”). Ao pensar em algumas, me veio à cabeça uma série de animação da década de 60, que, provavelmente, nossas crianças e jovens sequer ouviram falar: você se lembra d’Os Jetsons?


Carros voadores, robôs que realizam atividades com autonomia e convivem com seres humanos, computadores que respondem a comandos de voz, comunicação virtual à distância; enfim, naquela época, o desenho, com o seu humor futurístico, já brincava com esta relação que existe entre as pessoas e a tecnologia. E muito do que aparece nele (sonhos de seus criadores) já faz parte da nossa realidade!


O avanço, o desenvolvimento e a facilidade de acesso às TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) foram pivôs de grandes mudanças em nossa sociedade: a era digital invadiu nossas vidas trazendo consigo novas tendências e comportamentos, novos olhares e preocupações. Em meio a tantas mudanças está a escola, instituição que segue modelos tradicionais, mas que sempre se mostra disposta à inovação.

Quando penso numa escola do futuro, acabo pensando em uma escola equipada, que disponha de recursos que motive a pesquisa, a busca, a investigação e a socialização de objetos do conhecimento. Uma escola viva, dinâmica e interativa, onde a troca de experiências seja uma rotina. Uma escola onde as TIC não são encaradas como formadoras (professores digitais), mas como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem.

O Laboratório de Informática Educativa é nosso espaço da “escola do futuro” que já existe! Nele orientamos projetos que visam desenvolver a autonomia, estimulando o protagonismo juvenil e a produção criativa com tecnologia.


Álbum de fotos
Registro fotográfico das aulas de Informática Educativa no ano de 2013.

Made with Slideshow Embed Tool

Nosso trabalho
Conheça a metodologia dos projetos de Informática Educativa, navegando na lousa virtual abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário